quarta-feira, 11 de junho de 2014

Oficinas do Parlamento Jovem 2014





Os alunos que fazem parte da edição 2014 do Parlamento Jovem participaram, nos últimos dias 21 e 28 de maio, de oficinas de redação e oratória promovidas pelo Legislativo Municipal. O objetivo dos encontros é preparar os estudantes para as etapas municipal e estadual do projeto.
No dia 21, a coordenadora do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi, falou aos alunos sobre redação legislativa. No encontro, eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e os tipos de documentos que podem ser gerados a partir das propostas desenvolvidas nas escolas. Além disso, os estudantes aprenderam sobre a composição de um projeto de lei, anteprojeto, requerimento e indicação formulados pelos vereadores.
Já na última quarta-feira (28), os alunos participaram de um treinamento para falar em público com o palestrante Symon Hill. Durante a oficina, ele ensinou técnicas de oratória e ao final deu um exercício prático utilizando o conteúdo apresentado durante os trabalhos, oportunidade em que os jovens demonstraram os conhecimentos adquiridos. O objetivo deste encontro, segundo a coordenadora do PJ, é preparar os alunos para o debate e defesa das propostas durante os encontros finais.
Após as atividades realizadas dentro e fora das escolas, os alunos participaram agora da Plenária Final, que acontecerá no dia 06 de junho, na Câmara de Vereadores. Durante este encontro, eles apresentam e votam as propostas elaboradas sobre o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Em setembro, os estudantes participam da finalização da etapa regional, na cidade de Pouso Alegre, e em outubro da estadual, em Belo Horizonte.
Integram o Parlamento Jovem, edição 2014, as escolas Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Edmundo Cardillo e Colégio Nini Mourão. De todos os alunos que participam do projeto, quatro serão escolhidos nas escolas para presença na etapa estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário