segunda-feira, 18 de março de 2013

Alunos participam de abertura do Parlamento Jovem 2013

-->


Na última quinta-feira (14), a Câmara Municipal realizou o lançamento do Parlamento Jovem, edição 2013. Participaram do encontro alunos e professores das escolas que integram o projeto nesse ano. Também estiveram presentes o presidente do Poder Legislativo, vereador Paulo Tadeu Silva D'Arcadia (PT), os vereadores membros da Comissão de Legislação Participativa Flávio Faria (PT), Marcos Tadeu Sansão (PSDB) e José Maria Siqueira (PMDB), além dos vereadores Joaquim Alves (PMDB) e Paulo Eustáquio de Souza (PSD), e o coordenador do Plano Municipal da Juventude Tiago Mafra.
Na abertura, os estudantes foram recepcionados pelos vereadores, ocasião em que o presidente ressaltou a importância do Parlamento Jovem como forma de incentivar o jovem a participar da política. Ele apresentou um histórico do desenvolvimento do processo democrático, desde a sua concepção até os dias atuais.
O Vereador Flávio Faria, autor do projeto que instituiu o Parlamento Jovem em Poços e presidente da Comissão de Legislação Participativa, fez um relato das outras edições do Parlamento Jovem, lembrando os temas e as escolas participantes. O parlamentar reforçou a evolução ocorrida durante esse período e destacou a importância da participação dos professores para o sucesso do projeto.
Uma característica interessante do Parlamento Jovem é a disposição das pessoas em contribuir com as discussões e, neste ano, a situação não foi diferente. O arquiteto Alfredo Barbosa Júnior aceitou o convite para fazer uma explanação sobre o tema do PJ 2013 “Cidades Sustentáveis – um desafio para as novas gerações”. Em sua palestra, ele convidou os jovens a sonharem com a cidade que desejam viver no futuro, afirmando que o lugar onde moramos não é apenas o espaço, mas sim todo o contexto de memórias, família e cultura das pessoas.
Neste raciocínio, o arquiteto lembrou a rápida recuperação da área do Japão atingida pelo Tsunami em 2010, onde, apesar do risco de nova tragédia, as pessoas que lá viviam desejavam reconstruir seu ambiente. Ele trouxe, ainda, exemplos de outras cidades que fizeram mudanças significativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas, como Barcelona, que hoje é referência mundial em medidas sustentáveis. Com essas reflexões, procurou dar um ponto de partida para as reflexões dos próprios alunos que irão apresentar propostas para a Câmara Municipal. Ainda sobre o tema, ele esclareceu que o termo “sustentabilidade” somente pode ser utilizado se uma medida ou iniciativa tiver as seguintes características: ser ecologicamente correta, ser economicamente viável e socialmente justa.

Atividades

A partir do lançamento, outras atividades terão início dentro e fora das escolas, como por exemplo os cursos de redação e oratória oferecidos pela Câmara, com a presença de palestrantes voluntários. A finalização do projeto será em uma Plenária, quando todas as sugestões apresentadas serão votadas pelos alunos. A fase estadual está prevista para o segundo semestre, em Belo Horizonte, e dentre os participantes serão escolhidos seis alunos de Poços de Caldas.
Outra atividade será a visita de professores da Escola do Legislativo da ALMG. Eles estarão em Poços de Caldas para um encontro com os alunos do Parlamento Jovem no plenário da Câmara. No ano passado, essa visita também aconteceu de forma a incentivar os alunos a continuarem no projeto. O encontro está previsto para o próximo mês.
Em 2013, fazem parte do PJ a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Sete de Setembro – COC, Escola Nini Mourão e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário