quarta-feira, 13 de março de 2013

Evento de lançamento do Parlamento Jovem de 2012 - foto de arquivo

Oficinas do Parlamento Jovem realizadas na Câmara Municipal - 2012 - foto de arquivo

Plenária Final do Parlamento Jovem de 2012 - foto de arquivo
-->

Câmara inicia atividades do Parlamento Jovem 2013


Na próxima quinta-feira (14), a partir das 14h, a Câmara Municipal inicia as atividades do Parlamento Jovem 2013 com o evento de lançamento. Neste ano, o tema do projeto é “Cidades Sustentáveis – O desafio para as novas gerações”. O evento contará com a presença do arquiteto Alfredo Barbosa Júnior, que trabalha com as questões relacionadas à sustentabilidade e falará aos jovens sobre o tema.
O evento de lançamento conta com a presença de alunos e professores das escolas participantes do programa. Em 2013, farão parte do PJ a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Sete de Setembro – COC, Escola Nini Mourão e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.
O contato com as unidades de ensino foi feito no final do ano passado a fim de já adiantar o início das atividades em 2013. Atuarão no projeto os professores Juliana do Prado Lopes, Rafael Krauss Renda, Michele Mara Betti, Denise de Fátima Ranauro, Diney Lennon de Paulo e Thais Niuber Chagas. “O engajamento e a colaboração dos professores é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, pois é a nossa referência na escola e quem possibilita o espaço para as reuniões e debates dos alunos”, afirmou a servidora da Câmara e coordenadora do projeto em Poços Arlis Silva Bassi.
Para mobilizar os alunos, uma equipe da Câmara fez a divulgação do Parlamento Jovem nas escolas, convidando os alunos do ensino médio para participação no projeto. Nessa etapa, foram visitadas as Escolas Estaduais Francisco Escobar e Edmundo Cardillo e o Colégio Nini Mourão.
A partir do lançamento, outras atividades terão início dentro e fora das escolas, como por exemplo os cursos de redação e oratória oferecidos pela Câmara, com a presença de palestrantes voluntários. A finalização do projeto será em uma Plenária, quando todas as sugestões apresentadas serão votadas pelos alunos. A fase estadual está prevista para o segundo semestre, em Belo Horizonte, e dentre os participantes serão escolhidos seis alunos de Poços de Caldas.


Novidade

Uma novidade relacionada ao projeto foi adotada neste ano, em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Trata-se da criação de um blog municipal contendo todas as notícias do Parlamento Jovem. O conteúdo desse blog está em fase de implantação e será compartilhado pelo Facebook, a fim de integrar todas as cidades mineiras que participam do programa na fase estadual.


Parceria

O Parlamento Jovem, instituído na Câmara de Poços através da aprovação de um Projeto de Resolução do vereador Flávio Faria (PT), é uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O programa é um espaço aberto para discussão no Poder Legislativo e o objetivo principal é mostrar aos alunos a necessidade de conscientização política e participação efetiva no processo democrático. Além disso, as atividades pretendem também despertar o interesse dos estudantes para a organização da sociedade civil.
Os trabalhos são desenvolvidos mediante uma metodologia que envolve a pequisa, o debate, o convencimento ou negociação, as escolhas e o exercício democrático. Tudo isso através de atividades dentro da Câmara e no âmbito escolar, com a apresentação de propostas concretas, que poderão se tornar leis municipais ou estaduais, de acordo com a competência de cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário