terça-feira, 25 de junho de 2013


Alunos participam da Plenária Final do Parlamento Jovem


Na última sexta-feira (21), a Câmara de Vereadores de Poços de Caldas encerrou a etapa municipal do Parlamento Jovem 2013, com a realização da Plenária Final. Alunos de todas as escolas que fizeram parte do projeto neste ano participaram do evento. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Paulo Tadeu Silva D'Arcadia (PT), e o presidente da Comissão de Legislação Participativa, vereador Flávio Faria (PT), além de professores que orientaram as atividades.
A mesa de trabalho foi presidida pelo aluno Antônio Santiago, que atuou como monitor do projeto, e composta por um estudante de cada instituição de ensino. Cada representante falou da experiência na participação do Parlamento Jovem e de como o tema foi debatido nas escolas. A palavra foi aberta para que os alunos pedissem destaque nas propostas que gostariam de discutir antes da votação. A partir daí, foi iniciado o debate e das nove propostas apresentadas seis foram aprovadas. O documento final foi entregue ao vereador Flávio Faria para que as demais comissões da Câmara deem continuidade às sugestões através de documentos do Poder Legislativo.

Propostas selecionadas para o Parlamento Jovem Estadual:
1) obrigatoriedade de que todas as novas construções do município, sejam residenciais, comerciais, estabelecimentos de ensino, órgãos públicos, dentre outras, tenham calhas próprias de captação de água da chuva para reaproveitamento; 

2) implantação do IDS (Índice de Desenvolvimento Sustentável) nas cidades mineiras, tendo como referência o critério de pontuação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), onde seriam analisadas as condições de coleta seletiva e reciclagem, poluição, uso consciente da água e uso de energia renovável. Para a cidade com o melhor programa de sustentabilidade, seria criado o Prêmio “Cidade Sustentável de Minas Gerais”, premiando o município e oferecendo verba para ser utilizada nas áreas de saúde, educação e transporte; 

3) tornar obrigatório o uso de asfalto contendo pneus reciclados na sua composição em estradas que possuam grandes áreas permeáveis ao redor da parte asfaltada, visto que o material é impermeabilizante. A Administração pública deverá também investir na utilização de concreto permeável em todas as calçadas das áreas urbanas. Os proprietários particulares de lotes de terrenos deverão seguir essa mesma regra, se a calçada for construída após a instituição da lei.

Subtemas

Durante a realização de todas as atividades do PJ 2013, o tema “Cidades Sustentáveis – um desafio para as novas gerações” foi discutido em três subtemas: Uso e Conservação da Água, Produção e Consumo e Gestão do Espaço Urbano e Rural. Os tópicos foram definidos a partir de uma reunião com os coordenadores do Parlamento Jovem das diversas cidades mineiras que integram o projeto.

A coordenadora do Projeto, Arlis Silva Bassi, observou que neste ano houve uma evasão maior de alunos durante a execução do projeto. Acredita ela que seja em função do tema desta edição. No entanto a principal lição que fica em todo parlamento jovem é uma mudança de postura do jovem em relação à política. A visão negativa é substituida pelo engajamento político. 

Parceria

O Parlamento Jovem, instituído na Câmara de Poços através da aprovação de um Projeto de Resolução, é uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Foto Oficial do Parlamento Jovem 2013
Alunos durante a Plenária Final







Nenhum comentário:

Postar um comentário