segunda-feira, 25 de maio de 2015

Alunos do PJ participam de oficina de redação aplicada ao Legislativo


Na última quinta-feira (14), os alunos de Poços que fazem parte do Parlamento Jovem 2015 participaram de uma oficina de redação oferecida pela Câmara de Vereadores. O encontro contou com a presença de estudantes das quatro escolas que integram o projeto este ano: Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo e Colégio Nini Mourão.
De acordo com a coordenadora do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi, o objetivo da atividade foi apresentar aos alunos um pouco da rotina do Poder Legislativo, bem como os tipos de proposições que podem ser geradas a partir dos debates e sugestões das escolas. “Realizamos, no início do encontro, uma dinâmica que incentiva o trabalho em equipe, estimula a participação de todos e ilustra como a democracia é exercida através da política representativa e da participação popular nas criação das leis”, enfatizou.
A aluna Yasmim Silva Franco, da Escola Estadual David Campista, falou da importância das oficinas oferecidas pelo Legislativo e da experiência adquirida durante participação no Parlamento Jovem. “A oficina de redação foi bastante produtiva e estou adorando participar do projeto. É incrível ter essa chance de poder estar dentro da Câmara Municipal, elaborar propostas junto com outros estudantes e ajudar a população nesse grande problema que é a segurança pública. É uma ótima oportunidade para os jovens que têm vontade de melhorar as coisas em nosso país”, disse.
Em 2015, o tema do PJ é Segurança Pública e Direitos Humanos, dividido em três subtemas: prevenção social do crime; novas perspectivas para a atuação policial; proteção a segmentos vulneráveis à violência. Além da elaboração de propostas referentes ao assunto, os alunos participam de atividades dentro e fora da Câmara, como oficinas, palestras e encontros com estudantes das demais cidades que integram o projeto.
Sobre o tema Segurança Pública, a aluna Yasmim ressaltou a necessidade de discutir ações para mudar a realidade encontrada hoje no Brasil. “O tema foi muito bem escolhido, já que estamos vivendo em uma fase de muita violência. O que mais temos são noticias de morte pelos motivos mais fúteis. A população está se sentindo muito insegura e precisamos mudar essa realidade”, afirmou.
Nas próximas semanas, a Câmara realizará outras atividades do Parlamento Jovem. No dia 20, coordenadores, professores e alunos receberão uma equipe da Escola do Legislativo da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) para uma visita técnica. Além de reuniões de planejamento, haverá uma oficina de teatro. No dia 27, os alunos se reúnem novamente, desta vez para uma oficina de oratória, oportunidade em que serão treinados para falar em público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário