segunda-feira, 25 de maio de 2015

Câmara recebe visita da coordenação estadual do Parlamento Jovem


Alunos, professores e coordenadores dos municípios de Poços, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso se reuniram com a coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas 2015 na última quarta-feira (20). O encontro aconteceu no plenário da Câmara e teve como objetivo principal acompanhar e auxiliar as cidades no desenvolvimento do projeto.
Durante todo o período da tarde, os estudantes participaram de uma oficina de teatro, com a presença da servidora da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) Joselma Chaves. Depois de muito debate, música e análise de textos, os alunos se reuniram em grupos de 10 pessoas e tiveram 20 minutos para montarem uma peça de teatro baseada no tema do PJ desse ano, que é Segurança Pública e Direitos Humanos. Após cada apresentação, eles opinavam sobre a encenação dos colegas, apontando as questões que mais haviam chamado a atenção.
Segundo Fernanda Freitas, uma das coordenadoras estaduais do PJ e servidora da ALMG, as visitas técnicas em 2015 assumem um papel de formação para a gestão de projetos. “Apesar de termos também a oficina de instrumentalização pedagógica, as visitas vêm como um elemento de formação para que esse projeto aconteça. São encontros direcionados às cidades polo, com a participação de todas as demais cidades que integram o polo, e que têm como finalidade central essas reuniões de formação e de prática de gestão. É fundamental que a coordenação estadual compreenda como se dá o curso do projeto em cada município, tanto para tenhamos uma disseminação de boas práticas como também identificar no que podemos auxiliar para fortalecer o trabalho nos municípios e no polo”, ressaltou.
Sobre a regionalização do Parlamento Jovem e, com isso, a possibilidade de participação de um número maior de municípios, a coordenadora enfatizou que trata-se de uma etapa de sucesso. “Em 2014 nós tivemos um piloto da regionalização e então tivemos um quadro com cidades isoladas ainda, além de polos com gestão de duas cidades simultaneamente, polos com cidades todas veteranas e polos compostos somente por cidades novatas. Dentro dessa diversidade fomos avaliando as vantagens e desvantagens para depois, no final do ano, em uma reunião de avaliação e planejamento para a próxima edição, decidir como aconteceria o processo de regionalização. E ele foi bem sucedido. Hoje, contamos com oito polos e uma participação significativa de cidades ingressantes esse ano”, ressaltou.
Fernanda destacou, ainda, o crescimento do projeto nos últimos anos e a importância da participação do jovem na política. “O projeto traz um impacto para o município e existe um fortalecimento do Legislativo municipal, além de um envolvimento maior da juventude naquilo que é política. É, efetivamente, um exercício de cidadania pessoal e essa mudança de mentalidade a médio e longo prazo pode ser aquela semente que traz um potencial de uma grande e frondosa árvore de transformação política em nosso país. Isso é o que a gente espera”, declarou.
O próximo evento do Parlamento Jovem será na quarta-feira (27), às 14h, quando os alunos de Poços participarão de uma oficina de oratória. A Plenária final municipal está agendada para junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário