segunda-feira, 1 de junho de 2015

Oficina de oratória movimenta atividades do Parlamento Jovem

Os alunos do Parlamento Jovem 2015 encerraram, na última quarta-feira (27), as etapas que antecedem a plenária final do projeto. Em um encontro com o palestrante e escritor Symon Hill, eles participaram de uma oficina de oratória e receberam dicas para controlar o medo e a timidez na hora de falar em público.
Presente pela quarta vez consecutiva nas atividades do PJ, Symon Hill destacou a importância da oficina para o desempenho dos estudantes, não só durante o projeto, mas em todas as fases da vida. “É o quarto ano que participo deste projeto Parlamento Jovem. A oficina de oratória visa destacar cinco dicas para falar melhor em público e essas dicas servem, principalmente, para ajudar os alunos a serem mais objetivos, a controlarem o medo, a lidarem com a timidez e, também, ajudá-los a colocarem as suas opiniões de forma mais segura e convicta”, afirmou.
Sobre os constantes medos de falar em público, o palestrante ressaltou que o sentimento atinge não só os jovens, mas públicos de diferentes idades. “Em geral é o medo da crítica e uma incerteza que a pessoa traz, às vezes da infância, que faz com que ela trema na hora de falar para mais de três pessoas. O ponto importante é que todos nós falamos em público e o foco da atenção das pessoas é que causa esse medo. O medo é uma emoção humana, é uma reação do corpo ao sentimento. Ele não pode ser vencido, mas sim controlado e é isso que a gente ensina nessa oficina”, disse.
Os alunos também falaram da importância das dicas apresentadas. Para Higor Fulas de Castro, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, o conteúdo apresentado será muito útil dentro e fora do Parlamento. “Agora com as dicas que recebi durante a oratória acredito que terei mais facilidade em falar em público, tanto em trabalhos da escola, como em outras discussões”, pontuou.
A plenária final, agendada para junho, encerra as atividades da etapa municipal. Na ocasião, os alunos votam as propostas sobre o tema Segurança Pública e Direitos Humanos apresentadas por todas as escolas. Neste ano, integram o projeto as seguintes instituições: Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Colégio Nini Mourão, Escola Estadual David Campista e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

Etapas

Após a etapa no município, os alunos se reúnem, também, para a plenária regional. Em 2015, uma grande novidade é a participação de 14 novos municípios, além do agrupamento de todas as cidades participantes em polos regionais. A Câmara de Poços, que faz parte do Polo Sul de Minas II, juntamente com Guaxupé e São Sebastião do Paraíso, sediará a plenária regional.
Já a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte no 2º semestre, reúne os representantes dos municípios que integram o projeto. Ao final desta fase, os estudantes votam as propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento sobre o tema estudado, apresentadas por todas as Câmaras participantes. O documento final é entregue, então, à Comissão de Participação Popular da ALMG, que o analisa, emite um parecer e propõe um encaminhamento.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e as Câmaras Municipais. Em Poços, ele foi instituído através de um Projeto de Resolução, no ano de 2009.
                                                                                              


Nenhum comentário:

Postar um comentário