sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alunos de Poços marcam presença na etapa estadual do Parlamento Jovem





Quatro alunos de Poços participaram, de 29 a 31 de outubro, em Belo Horizonte, da última etapa do Parlamento Jovem de Minas 2014. Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais, o projeto visa à formação política de alunos dos ensinos médio e superior e neste ano reuniu 27 municípios na fase estadual.
Em 2014, o tema do PJ foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, dividido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade, Promoção da convivência intergeracional e Protagonismo social e político do idoso. Neste ano, o Parlamento Jovem foi regionalizado, o que possibilitou a participação de mais Câmaras Municipais no projeto e utilização de cidades polo como pontos de apoio e difusão de conhecimento para os demais municípios.
Isabella Ferreira Rossi (E.E. Dr. Edmundo Gouvea Cardillo), Filipe Marques Ferreira (Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza), Stella Maris Costa Santos (Colégio Nini Mourão) e Rafaela Maria de Carvalho (E.E. David Campista), juntamente com os monitores Júlia Oliveira Messias e João Guilherme Viana, estiveram em Belo Horizonte representando a Câmara de Poços. No dia 29, eles participaram de uma oficina de entrosamento com os alunos de todos os municípios presentes, com a presença da professora Veruska Gontijo.
No dia 30, os estudantes receberam esclarecimentos sobre as dinâmicas dos grupos de trabalho e escolheram os coordenadores e relatores de cada grupo. Além disso, discutiram as propostas por subtema, gerando um documento base para a Plenária Final. No dia 31, todos os alunos se reuniram para a votação das propostas, oportunidade em que os estudantes de Poços tiveram uma atuação bastante participativa. As sugestões apresentadas pelos municípios foram modificadas nos grupos de trabalho, gerando um maior consenso na aprovação do documento.
A Plenária Final contou com a participação do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, do presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão, do professor Alexandre Eustáquio, representando a PUC Minas, e de coordenadores municipais de diversas Câmaras da região.

Propostas

De acordo com a coordenadora do PJ em Poços e servidora da Câmara de Vereadores, Arlis Silva Bassi, a proposta mais recorrente foi a necessidade de implantação de centros de convivência para idosos nos municípios brasileiros, a fim de melhorar a qualidade de vida na 3ª idade. “Fomos muito bem representados pelos alunos de Poços e houve uma discussão muito produtiva sobre o tema”, destacou.
Com relação às atividades desenvolvidas na edição de 2014, Arlis considerou positivas as mudanças implantadas. “O Parlamento Jovem deste ano teve algumas inovações que foram muito positivas. A primeira foi a regionalização do projeto, que permitiu a entrada de mais cidades em todo o estado de Minas Gerais. A segunda foi a participação dos alunos na escolha do tema para a próxima edição. Outra característica que diferenciou o PJ 2014 foi o consenso na aprovação das propostas, que foram bastante estudadas nos grupos de trabalho e modificadas de forma a contemplar as ideias das várias cidades participantes. Acredito que isso também foi fruto da regionalização, fator esse que promoveu, ao longo do processo, uma maior integração entre os jovens”, afirmou.
Durante o encontro em Belo Horizonte, os coordenadores municipais deram início às discussões para escolha do tema do PJ 2015, que contará também com a participação dos alunos. Dentre os temas sugeridos estão: Recursos Hídricos, Segurança Pública e Direitos Humanos e Violência contra Crianças e Adolescentes.

 Eles participaram, ainda, de uma reunião para esclarecimentos sobre o processo de ampliação da regionalização do PJ. Segundo informações da Escola do Legislativo da ALMG, em 2015 o projeto poderá ter a participação de estudantes de mais 14 municípios do estado. Somados aos 27 municípios já representados nesta última edição do evento, serão 41 cidades que mobilizarão alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio para discutir e elaborar sugestões sobre um tema de relevância social e do interesse dos jovens. 



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