Alunos de Poços
marcam presença na etapa estadual do Parlamento Jovem
Quatro
alunos de Poços participaram, de 29 a 31 de outubro, em Belo
Horizonte, da última etapa do Parlamento Jovem de Minas 2014.
Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em
parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais, o projeto visa à
formação política de alunos dos ensinos médio e superior e neste
ano reuniu 27 municípios na fase estadual.
Em
2014, o tema do PJ foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”,
dividido em três subtemas: Direito ao
envelhecimento com qualidade, Promoção da convivência
intergeracional e Protagonismo social e político do idoso. Neste
ano, o Parlamento Jovem foi regionalizado, o que possibilitou a
participação de mais Câmaras Municipais no projeto e utilização
de cidades polo como pontos de apoio e difusão de conhecimento para
os demais municípios.
Isabella
Ferreira Rossi (E.E. Dr.
Edmundo Gouvea Cardillo), Filipe Marques Ferreira (Colégio Municipal
Dr. José Vargas de Souza), Stella Maris Costa Santos (Colégio Nini
Mourão) e Rafaela Maria de Carvalho (E.E. David Campista),
juntamente com os monitores Júlia Oliveira Messias e João Guilherme
Viana, estiveram em Belo Horizonte representando a Câmara de Poços.
No dia 29, eles participaram de uma oficina de entrosamento com os
alunos de todos os municípios presentes, com a presença da
professora Veruska Gontijo.
No
dia 30, os estudantes receberam esclarecimentos sobre as dinâmicas
dos grupos de trabalho e escolheram os coordenadores e relatores de
cada grupo. Além disso, discutiram as propostas por subtema, gerando
um documento base para a Plenária Final. No dia 31, todos os alunos
se reuniram para a votação das propostas, oportunidade em que os
estudantes de Poços tiveram uma atuação bastante participativa. As
sugestões apresentadas pelos municípios foram modificadas nos
grupos de trabalho, gerando um maior consenso na aprovação do
documento.
A
Plenária Final contou com a participação do presidente da ALMG,
deputado Dinis Pinheiro, do presidente da Comissão de Participação
Popular, deputado André Quintão, do professor Alexandre Eustáquio,
representando a PUC Minas, e de coordenadores municipais de diversas
Câmaras da região.
Propostas
De
acordo com a coordenadora do PJ em Poços e servidora da Câmara de
Vereadores, Arlis Silva Bassi, a proposta mais recorrente foi a
necessidade de implantação de centros de convivência para idosos
nos municípios brasileiros, a fim de melhorar a qualidade de vida na
3ª idade. “Fomos muito bem representados pelos alunos de Poços e
houve uma discussão muito produtiva sobre o tema”, destacou.
Com
relação às atividades desenvolvidas na edição de 2014, Arlis
considerou positivas as mudanças implantadas. “O Parlamento Jovem
deste ano teve algumas inovações que foram muito positivas. A
primeira foi a regionalização do projeto, que permitiu a entrada de
mais cidades em todo o estado de Minas Gerais. A segunda foi a
participação dos alunos na escolha do tema para a próxima edição.
Outra característica que diferenciou o PJ 2014 foi o consenso na
aprovação das propostas, que foram bastante estudadas nos grupos de
trabalho e modificadas de forma a contemplar as ideias das várias
cidades participantes. Acredito que isso também foi fruto da
regionalização, fator esse que promoveu, ao longo do processo, uma
maior integração entre os jovens”, afirmou.
Durante
o encontro em Belo Horizonte, os coordenadores municipais deram
início às discussões para escolha do tema do PJ 2015, que contará
também com a participação dos alunos. Dentre os temas sugeridos
estão: Recursos Hídricos, Segurança Pública e Direitos Humanos e
Violência contra Crianças e Adolescentes.
Eles
participaram, ainda, de uma reunião para esclarecimentos sobre o
processo de ampliação da regionalização do PJ. Segundo
informações da Escola do Legislativo da ALMG, em 2015 o projeto
poderá ter a participação de estudantes de mais 14 municípios do
estado. Somados aos 27 municípios já representados
nesta última edição do evento, serão 41 cidades que mobilizarão
alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio para discutir e elaborar
sugestões sobre um tema de relevância social e do interesse dos
jovens.
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