sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alunos do Parlamento Jovem participam de sessão da Câmara



A convite da Comissão de Legislação Participativa, os quatro alunos que estiveram em Belo Horizonte na etapa estadual do Parlamento Jovem 2014 participaram da sessão da Câmara desta terça-feira (25). Além de apresentarem as propostas elaboradas pelas escolas de Poços sobre o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, os estudantes falaram sobre a experiência em participar do projeto.
Isabela Ferreira Rossi (Escola Estadual Edmundo Gouvea Cardillo), Felipe Marques Ferreira (Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza), Stella Maris Costas Santos (Colégio Nini Mourão) e Rafaela Maria de Carvalho (Escola Estadual David Campista) destacaram, durante a visita ao Legislativo, a importância da participação no projeto Parlamento Jovem. Após as etapas municipal e regional, eles tiveram a oportunidade de representar Poços de Caldas na fase final do programa, que aconteceu no final do mês de outubro, e contou com a participação de 27 municípios mineiros.
Para a aluna Isabela Rossi, estar no PJ é uma oportunidade única na vida dos estudantes. “Nós discutimos muito o tema desse ano e selecionamos as melhores propostas. Fizemos muitas pesquisas, fomos até os asilos, conversamos com os idosos para saber o que era melhor para eles. A gente não fez isso só pensando neles, mas pensando em nossos pais e avós e em nós mesmos, porque também iremos envelhecer. Não podemos pensar de uma forma pequena, pois as melhorias serão para todos nós. Iremos usufruir delas no futuro”, ressaltou.
A estudante destacou, também, o desejo de que outros jovens possam fazer parte de projetos como este, que visam à formação política de alunos dos ensinos médio e superior. “Espero que os trabalhos continuem daqui para frente e que os vereadores possam levá-los adiante. Que cada vez mais os jovens façam parte do Parlamento, visitem as Câmaras e possam ter uma visão melhor do que é a política. Espero que essa oportunidade única que tivemos seja proporcionada a outras pessoas também. Eu creio que o futuro está nas mãos dos jovens, das ideias novas e revolucionárias e desejo que esse trabalho nunca tenha fim. Espero que o Parlamento Jovem tenha vida longa”, afirmou Isabela.
Segundo a coordenadora do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi, a presença dos alunos na sessão da Câmara simboliza o encerramento oficial do projeto em 2014. “A apresentação das propostas ao Plenário foi um pedido dos professores, que acompanham o projeto nas escolas. É uma forma de valorizar todo o trabalho dos alunos durante o Parlamento Jovem. Ao mesmo tempo, simboliza o encerramento oficial do projeto e dá oportunidade de que todos os vereadores conheçam as propostas que foram desenvolvidas na edição”, declarou.


Temas

Em 2014, o tema do PJ foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, dividido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade, Promoção da convivência intergeracional e Protagonismo social e político do idoso. Neste ano, o Parlamento Jovem foi regionalizado, o que possibilitou a participação de mais Câmaras Municipais no projeto e utilização de cidades polo como pontos de apoio e difusão de conhecimento para os demais municípios.
Durante a etapa estadual, os coordenadores municipais e os alunos deram início às discussões para definir o tema do PJ 2015 e o escolhido foi Segurança Pública e Direitos Humanos. Outra novidade é a ampliação da fase regional do projeto. Segundo informações da Escola do Legislativo da ALMG, em 2015 o projeto poderá ter a participação de estudantes de mais 14 municípios do estado. Somados aos 27 municípios já representados nesta última edição do evento, serão 41 cidades que mobilizarão alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio para discutir e elaborar sugestões sobre um tema de relevância social e de interesse dos jovens.







Nenhum comentário:

Postar um comentário