sexta-feira, 10 de abril de 2015

Câmara dá início às atividades do Parlamento Jovem 2015


Na tarde da última quarta-feira (19), a Câmara de Poços realizou o lançamento do Parlamento Jovem 2015. A presidente do Legislativo, vereadora Regina Cioffi (PPS), e demais vereadores receberam os estudantes para início das atividades desta edição. Participaram do evento diretores, professores e cerca de 80 alunos de quatro escolas da cidade. O chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, Dr. Bráulio Stivanin Júnior, também esteve presente e falou aos alunos sobre Segurança Pública e Direitos Humanos, tema escolhido para este ano.
A etapa municipal, além do lançamento, consiste na realização de oficinas de redação e oratória, visita às escolas, encontros na Câmara e plenária final. Durante esse período, os alunos estudam e discutem o tema sugerido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e elaboram propostas pertinentes ao assunto. Em 2015, integram o projeto a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Colégio Nini Mourão, Escola Estadual David Campista e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.
A aluna do 2º ano do ensino médio Stela Maris Costa Santos participou do projeto em 2014 e agora atuará como monitora do Colégio Nini Mourão. “Minha experiência no Parlamento Jovem foi bastante positiva, pois aprendi muito sobre políticas públicas. Eu confundia política com politicagem e hoje vi que a política é muito mais ampla do que eu pensava. Tenho várias expectativas para a edição desse ano, porque o tema vai abrir uma discussão de grande importância para todos. Como monitora, quero auxiliar os colegas na elaboração das propostas para criarmos uma sociedade melhor”, ressaltou.
Durante a palestra sobre o tema de 2015, o chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, Dr. Bráulio Stivanin Júnior, relacionou questões de segurança pública aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao final, ele destacou a importância do projeto e a satisfação em falar aos alunos sobre o assunto. “Estou muito satisfeito enquanto cidadão e também delegado de polícia. Estou me dirigindo a jovens da idade do meu filho mais velho e colocando questões de extrema importância. O peso de tudo que está se fazendo aqui é muito grande. Precisamos chamar a população brasileira para a política sadia, para a política que discute interesses públicos, que são aqueles que tanto a sociedade sai às ruas para pedir. É um projeto de suma importância, principalmente neste momento em que o país vive, com altas taxas de criminalidade”, afirmou.

Etapas

Após a realização da fase municipal, os alunos se reúnem, também, para a plenária regional. Neste ano, uma grande novidade é a participação de 14 novos municípios, além do agrupamento de todas as cidades participantes em polos regionais. A Câmara de Poços, que faz parte do Polo Sul de Minas II, juntamente com Guaxupé, Andradas e São Sebastião do Paraíso, sediará a plenária regional e, ainda, um encontro programado para o mês de abril, com a presença das cidades vizinhas.
Já a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte no 2º semestre, reúne os representantes dos municípios que integram o projeto. Ao final desta fase, os estudantes votam as propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento sobre o tema estudado, apresentadas por todas as Câmaras participantes. O documento final é entregue, então, à Comissão de Participação Popular da ALMG, que o analisa, emite um parecer e propõe um encaminhamento.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e as Câmaras Municipais. Em Poços, ele foi instituído através de um Projeto de Resolução, no ano de 2009.







Nenhum comentário:

Postar um comentário